sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

MITOLOGIA BANTU



As referências dos Jinkisi/Akixi e algumas referências aos Orixás yorubá mais conhecidos, entendamos estas semelhanças como caminhos, e não como individualidades.

No Brasil os cultos que prevalecem nos candomblés Angola, Congo (com algumas variações de casa para casa ou de família para família de culto).

Os mais velhos trouxeram cantigas, rezas, tudo em kiimbundo ou kicongo (algumas também em Umbundo e outros dialetos). Muita coisa se perdeu até mesmo por haver a associação com as tradições Jejê Nagô, que foi em ultima instância prejudicial para as tradições bantu

Não que estas sejam mais certas ou mais erradas, mas que cada tradição deve ser mantida e respeitada, pois faz parte da história da própria humanidade, de como nos organizamos, como desenvolvemos outros falares, de como nos organizamos como sociedade, etc. e ao que parece, tínhamos um culto primitivo comum que com as distâncias das eras e também geográficas foi se modificando e incorporando novos elementos.

Acima de tudo está Nzambi Mpungu (um dos seus títulos) Deus criador de todas as coisas. Alguns povos bantu chamam Deus de Sukula outros de Kalunga e outros nomes ainda associam-se a estes.

O Culto a Nzambi não tem forma nem altar próprio. Só em situações extremas eles rezam e invocam Nzambi, geralmente fora das aldeias na beira de rios, embaixo de arvores ao redor de fogueiras Não tem representação física, pois os Bantu o concebe como o incriado, o que representa-lo seria um sacrilegio uma vez que Ele não tem forma.

No final de todo ritual Nzambi é louvado, pois Nzambi é o princípio e o fim de tudo.

Na Mitologia Bantu - Mpambu em kikongo significa (Encruzilhadas) e Njila (Caminho).

Pambu Njila é um Nkisi, nome pelo qual é conhecido o orixá Exu em candomblés de Nação Angola. Intermediário entre os seres humanos e o outros Nkisis.

É o Senhor dos caminhos e dos começos. Guardião das aldeias e que tinha seu culto geralmente nas suas entradas, tal qual o exú yorubá ou o Legbara Daomeano. Ou seja, o caminho é o mesmo, muda-se o nome, a língua, algumas tradições, mas a idéia é a mesma, assimila-se Exu com Pambu Njila, mas cada tradição mantém suas especificações, mesmo que troquem a lingua falada ou o nome.

Nkosi - é um Nkisi no candomblés de Nação Angola - Senhor dos Caminhos, das estradas de terra, tem semelhança com o Orixá Ogum do Candomblé Ketu

Na Mitologia Bantu - Hoxi Mukumbi / Nkosi Mukumbi - O leão. O devorador de almas, o guerreiro, o lutador, o forjador, o senhor do ferro. Ligado a causas sociais e de lutas. Dai associar este culto com o Ogum dos Yorubá não foi difícil, pois o caminho mitológico é o mesmo. Todo povo africano cultuava o ferreiro e o guerreiro divino.

Na Mitologia Bantu - Katendê é o Senhor das florestas e das Jinsaba (plural de Nsaba), as folhas sagradas. Senhor das alquimias divina. Senhor do retiro e da vida de ermitão nas florestas, às vezes também entendido como sendo uma Senhora, mas em geral mantém a idéia masculina. O caminho é o mesmo do Ossain dos Yorubá ou Agué dos Daomeanos. Então os mais velhos entenderam assim e trocavam um nome pelo outro.

Mutalambô ou Lambaranguange é um Nkisi caçador, que vive em florestas e montanhas, é o Nkisi da fartura e comida abundante, assim como Kabila. Equivalente ao Orixá Oxossi do Candomblé Ketu.

Na Mitologia Bantu - Tat'etu Mutakalambô ou Mutakulamburungunzo (o mais velho) - O Caçador divino. Todos os povos antigos tinham o seu caçador e defensor divino que era responsável pela fartura e pela defesa da aldeia.

O Caçador divino não é ninguém. Cada povo lhe entendeu de um jeito e lhe representou na sua cultura e na sua língua, mas faz parte do inconsciente coletivo de tempos imemoráveis.

Também andam neste caminho Nkongobila/Telekompenso. Estes caçadores bantu para se identificarem com qualquer outro caçador mitológico não foi difícil. Ai entra o Oxossi os Odé dos Yorubá e até os caçadores ancestrais brasileiros , como caboclos.

Na Mitologia Bantu - Nsumbu ou Kaviungo - Senhor da terra. Do chão. É um Nkisi Nsi. Tem caminhos com antepassados e une-se a eles para encaminha-los. É o senhor da ráfia (palha-da-costa) e das enfermidades. Como está no mesmo nível mitológico de Obaluaiyê/Omolu os mais velhos viram sua representação mitológica.

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Na Mitologia Bantu - Katendê é o Senhor das florestas e das Jinsaba (plural de Nsaba), as folhas sagradas. Senhor das alquimias divina. Senhor do retiro e da vida de ermitão nas florestas, às vezes também entendido como sendo uma Senhora, mas em geral mantém a idéia masculina. O caminho é o mesmo do Ossain dos Yorubá ou Agué dos Daomeanos. Então os mais velhos entenderam assim e trocavam um nome pelo outro.

Na Mitologia Bantu - Kindembu, Kitembo mais conhecido no Brasil como 'Tempo' - Ligado ao tempo cronológico e mitológico. O Nkisi das transformações o que guia o seu povo nômade através da sua bandeira branca, assim todos, por longe que esteja pode se unir ao líder, por que o mastro da sua bandeira é tão alto que pode ser visto de qualquer lugar. O que não deixa os caçadores perdidos (pois os Nkisis são, em sua natureza primeira todos caçadores e guerreiros, pois assim a aldeia e seus descendentes estariam garantidos). Nzara Ndembu (gloria ao tempo) ou Zaratempô. Ligado à ancestralidade, devido a sua ligação com Kaviungo . Este é o menos sincretizado, embora muitos o concebam como Irôko/Loko, da mitologia Jeje/Nagô.

É representado, nas casas Angola e Congo, por um mastro com uma bandeira branca, também chamada de Bandeira de Tempo.

Kitembo é um nkisi raro com poucos filhos. Associado com o Iroko Yorubá é também visto como a Gameleira Branca, árvore sagrada. O sociólogo Reginaldo Prandi (Mitologia dos Orixás, 1998) afirma que o fato de ser um inquice das florestas fizeram com que seu culto diminuisse e contribuisse para a diminuição do número de seus filhos de santo.

Kitembo é irmão de Kafundegi, Katendê e Hongolo, respectivamente associados com Obaluaiyê, Ossaim e Oxumarê. Segundo o candomblé Bantu, Kitembo tem uma forte ligação com Kafundegi, sendo que os filhos de Kitembo e deste Nkisi se parecem. Os quatro são os (inquices monstros), filhos imperfeitos de Nzumbarandá (associada com Nanã dos Yorubá) que foram depois recolhidos por NKaiala (Iemanjá) e encantados por Lembarenganga (Oxalá). Na Mitologia Bantu, Tat'etu Nzazi é o raio sagrado. Ligado à justiça, ao fogo e de natureza arrojada. Mitologicamente cavalga os céus com seus 12 cães (raios) e executa a justiça. Neste caminho também anda Sango dos Yorubás.

No candomblé Bantu, Nzazi e Loango são o próprio raio. Representam a união entre os dois mundos: o Ixi (a Terra) e o Duilo (o Céu). Sua ferramenta representa bem isso com duas cabaças unidas por um pedaço de bambu. É a própria representação do raio que num piscar de olhos cruza o céu eHongolo ou Angorô - É o Nkisi que auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades. É um tipo de cobra e por ter um colorido em seu couro bastante característico e semelhante ao colorido do arco-íris sempre que aparece um arco-íris no céu os bantu saúdam Hongolo pois Ele está entre eles.

Na Mitologia Bantu Tat'etu Hongolo ou Angorô - É o arco-iris, ligado aos movimentos de subida e descida das águas. Também identifica-se com a cobra sagrada que aparece em todas as mitologias antigas.

Identificar este Mukixi/Nkisi com Bessém dos Daomeanos que algumas famílias de angola no Brasil cultuam como um Vodum mesmo, por herança, ou como Oxumarê dos Yorubás. hongolo lê (Arco-iris hoje) cai na terra transformando a matéria.

Na Mitologia Bantu - Mbambulucema, Bamburucema ou Matamba - Ligada aos ancestrais Yumbi Nvumbi e ao fogo, bem como aos fenômemos que vem no Duilo (céu), como tempestades, etc. É o caminho do Orixá Oyá do Candomblé Ketu.

Ndanda Lunda ou Dandalunda - é a Nkisi do Candomblé Bantu considerada a Senhora da fertilidade e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi.

Ndandalunda - Nda - Senhora. Ndanda - Nobríssima senhora - Princesa, rainha, Senhora de grande prestígio, cultuada na terra dos Lundas. Senhora de riquezas ligada ao ouro e aos dengos femininos, bem como ao fertilidade e nascimento. Tem fortes ligações com Hongolo, devido ao movimento das águas. Não é nenhum sacrilégio identifica-la com a Ya Oxum dos Yorubá. Ndandalunda Kisimbi, Ndandalunda kia Maza. Neste caminho também está Kisimbi, como sra das águas doces.

Mikaia, Nkaia ou Kaia(la) - Senhora das águas. Nível mitológico das sereias. Das grandes mães mitológicas. Juntamente com Ndanda Lunda e Kisimbi se tornam a mãe d'água. Esta divindade é identificada com Iemanjá dos Yoruba. Andam neste caminho Nkukueto e até kissanga (que também é uma sereia).

Nzumbá - Senhora do roxo. Senhora dos antepassados mistérios antigos. Senhora muito similar em sua mitologia à Nanã Buruku. A mais antiga das mães. A mãe ancestral. A anterior a era dos metais e das grandes descobertas. Ligada ao culto da vida e da morte, por ser ela detentora destes segredos.

Nkasuté Lembá - Lembarenganga - O Senhor do Mulele Ndele (Pano branco). O Senhor ligado a criação. Embora também se manifeste como um guerreiro audaz (Nkasuté Lembá) traz em seu caminho a representação dos muitos tempos passados e eternos, pois se apoia em um cajado ritual, que significa que Ele merece respeito por ser o mais Nkakulu (velho). Saudação: Pembelê Lembá (Eu te saúdo Lembá).

WAPEDIA – COLETÂNEA DO TATA GONGOFILA.

A COMIDA DOS NKICES

A grande tradição das práticas Angola-Congo está situada especialmente, no candomblé bate-folha, Salvador, na roça onde as árvores sagradas de Zacaí e Upamzu recebem seus sacrifícios e alimentos, além de outras importantes práticas exclusivas dos preceitos desta nação em que se falam línguas Bantu.

Os pejis internos dedicados aos cultos dos Nkices recebem os preceitos do ritual Angola Congos e tem na culinária votiva momentos de destaque para a manutenção dos valores sagrados e sobrevivência de tradições especiais e voltadas à África.

A marcante influência iorubana não deixou de transpirar mesmo nas comunidades tradicionais que seguem outras práticas, como a Moxicongo e Jeje.

A importância de alimentar os Nkice e a fartura das comidas do cardápio ritual à assistência caracteriza as festas públicas do terreiro Bate-Folha, em sua sede, sem Salvador e no Rio de Janeiro.

O calendário é marcado por festas importantes como a kukuana, que é dedicada a Kanjanjá, sendo uma cerimônia similar a Olubajé das casas de Ketu.

Na Kukuana os alimentos de Kanjanjá também são servidos em folhas de mamona, que funcionam como recipientes para as variadas comidas que preparadas dentro do fundamento, irão agradar aos Nkices e à assistência, que participa do grande banquete sagrado. O cortejo com as muitas comidas retiradas do santuário chega ao local público onde culmina a Kukuana.

O feijão de Omolu, amendoim torrado, aberém, milho ralado com azeite-de-dendê, deburu e as outras comidas chegam ao barracão em cortejo solene e, geralmente. ao ar livre, é servido o banquete. Banhos de deburu acontecem, atuando como purificação mágica e limpeza ritual.

As festas das iabás, englobando todas as divindades caracterizadas como femininas, tem cerimônias comuns, incluindo-se sacrifícios, alimentação e danças rituais.

Mavambo pode receber todos os alimentos, tendo preferência pela farofa-de-dendê e pelo feijão torrado e moído. Colocam-se essas comidas em um utensílio, dividindo a metade com farofa de dendê e a outra metade com feijão preto torrado e moído. As carnes dos sacrifícios são oferecidas assadas, cozidas ou cruas, e Mavambo recebe outras farofas além da de aguardente

Mukumbe tem na raiz de inhame acará assado o prato de sua predileção. A raiz é cortada, colocando-se azeite-de-dendê, enfeitando-se com ponteiras de dendezeiro. Acarajé, feijão preto torrado farofa vermelha e milho vermelho cozido constituem os alimentos do Nkice da guerra e dos metais

Kabila come milho ralado com garapa; Kissimbi, omolocum; Bamburucena, o acarajé e o abará, além do acaçá vermelho servido a todas as iabás. Micaia come o ebô feito com milho de canjica e azeito doce, salsa e um pingo de azeite de dendê, além dos demais alimentos a base de milho e camarões com dendê.

A festa de Wungi – divindade situada ao mesmo nível dos Ibejis para os terreiros ketu – tem a cerimônia do caruru, onde são servidos todos os pratos comuns: acaçá, bolo de arroz, abará acarajé, deburu, vatapá, além de carnes das matanças preparadas no azeite-de-dendê com os condimentos característicos.

Kitempo – divindade marcante dos rituais Angola-Congo – é homenageado, recebendo os sacrifícios de galo, cabrito e deburu, além das bebidas. No assentamento externo do Kitempo, junto à arvore sagrada, onde acontecem as cerimônias.

Katendê se alimenta de feijão-fradinho torrado, além dos animais da matança, preparados com azeite-de-dendê. É um Nkice ligado às folhas litúrgicas e medicinais. Recebendo suas comidas em seu assentamento, quer geralmente é externo ao peji.

Lembá tem seus pratos preparados com ori e cebolas, não recebendo sal ou qualquer tempero de cor, e o dendê é tabu para os pratos desse Nkice. Acaçá branco, ebô, ibi, cabra, galinha branca e galinha d’angola, pata branca complementam o cardápio votivo que culmina no ciclo das águas.

Nas práticas do Bate-Folha, os preceitos Angola-Congo são guardados com rigor, seriedade e respeito aos Nkices e ancestrais.

Texto retirado do Livro SANTO TAMBÉM COME de Raul Lody

COLETÂNEA TATA GONGOFILA.

domingo, 21 de dezembro de 2008

SIMPATIAS DA MAKOTA III



TENHA MUITA FÉ.

NATAL
Na véspera de natal para aqueles que vão fazer a ceia em casas de parentes e amigos, devem deixar a mesa arrumada, colocando uma taça de vinho, uma taça de água e quatro fatias de pão, representando o espírito natalino e pedindo fartura para próximo natal, após os festejos natalinos colocar em jardim florido e verde.

ANO NOVO 1 -
No dia 31 para aqueles que vão festejar o ano novo fora de casa, devem deixar a mesa arrumada, colocando uma taça de vinho, uma taça de água com essência de flora de laranjeira ou água de flor de laranjeira, quatro fatias de pão, u m cachinho de uva Itália, pouco de lentilha fervida, quatro moedas corrente e quatro rosas brancas, pedindo prosperidade, fartura, saúde, paz e não faltar o pão de cada dia em sua casa. Colocar depois das festas em um jardim ou na praia.

2 – Banho de limpeza para que entre o ano novo cheio de esperança e realizações: peque duas folhas de trevo de quatro folhas, folhas de alevante, poejo, manjericão, duas rosas brancas se tiver coloque macaçá , oriri , amarcerar ou quinar as folhas deixando dentro de um balde com água juntamente com uma jóia valiosa de ouro, de prata e perola, deixe de um dia para o outro. Quem tem possibilidade ponha no sereno no quintal, e que não tem coloque dentro de casa ou na varanda, do dia 30 para 31 e tome o banho da cabeça aos pés, retirando antes as jóias e guardando ou usando normalmente, coar banho e a sobra coloque em jardim florido. Boa sorte e feliz ano novo.

3 – Se você quer saber como será o ano novo se vai ser bom ou ruim, faça o seguinte: no dia primeiro ao sair na rua preste atenção que vai ver primeiro, se for uma criança, terá um ano alegre, se for um rapaz, um ano de novidade, se for um idoso, um ano sem novidades, se for um animal qualquer será um ano de alerta e bom.

PARA TER DINHEIRO O ANO TODO.

No primeiro dia de cada ano, cozinhe um punhado de arroz sem sal ou qualquer outro tempero. Em seguida, vá até um formigueiro e coloque o arroz a partir de uma certa distancia ate a entrada do formigueiro. É importante não alterar esta ordem. Repita todos os anos. Se você tiver filhos ensine-lhe esta simpatia.

PARA AUMENTAR A POTENCIA SEXUAL. Consiga a espora de um galo de briga ou um dente de coelho e torre-o e faça um pó, coloque um colher de café, na comida ou no suco da pessoa que esteja com este problema uma vez na semana.

PARA A PESSOA NÃO ENVELHECER RAPIDO.

Toda sexta feria, cortar um dente de alho roxo e ir mastigando, tomando água morna em copo virgem e guarde este copo somente para uso da simpatia. Pare quando tiver vontade.

PARA ACHAR OBJETOS PERDIDOS.

Pegue um copo branco liso, bem limpo e vire de boca para baixo, ninguém pode tocar a não ser quem esteja fazendo a simpatia, e saia procurando o objeto perdido e assim que achar desvire o copo e agradeça.

PARA SEPARAR UM RIVAL

Escreva o nome do homem e da mulher e um papel branco sem uso, dobre bem e coloque dentro de uma pimenta vermelha com sal grosso, fechar e dizer: “O amor de fulano por fulana só irá a frente se esta pimenta brotar” enterre em valo de planta ou no jardim. Lua minguante.

PARA MANTER O ESPIRITO JOVEM.

Prender uma jóia numa peças intima e guarde esta peça durante três semanas. Depois desse período, passar a usar a peça intima e a jóia três sábados seguidos. E depois do terceiro sábado retirar a jóia da peça intima e passar a usá-la normalmente.

SIMPATIAS DAS MINHAS BISAVÓS.

PARA EVITAR ASSALTO E ENTRAR E SAIR EM QUALQUER LUGAR SEM TER PROBLEMAS.

Faça a seguinte reza sempre que sair de casa fazendo o sinal da cruz e dizendo essas palavras: “São Bento água benta, Jesus cristo no altar todo mal que houver neste meio ou onde eu estiver que se afaste para eu passar.” “Senhores tornem-me invisível aos olhos das maldades.” Decorre esta reza, faça um breve com um pedaço de pano branco e carregue sempre junto consigo.

PARA ABRIR CAMINHO E VENÇER OBSTACULOS.

Fazendo o sinal da cruz sempre que sair de casa dizendo para frente eu ando para trás eu deixo, os meus caminhos e abro do inimigo eu fecho.

PARA A CRIANÇA NÃO SER MALCRIADA.

Para que a criança cresça bem educada e jamais faça mal criações, o primeiro banho que ela tomar deverá ser numa banheira ou numa vasilha virgem, de cor branca. Após o banho, jogue a água em um local ensolarado e arejado.

PARA A CRIANÇA TER SAÚDE.

Quando a gestante for para o hospital para ter a criança, a primeira roupinha da criança a ser usada deverá ser vermelha ou pelo menos o sapatinho.

PARA TER SATISFAÇÃO NO TRABALHO.

Todos os dias quando for para o trabalho, ao atravessar a porta de entrada da sua empresa, passe a ponta do dedo mínimo da mão direita no buraco da fechadura. Ao sair, faça o mesmo

PARA SUBIR HONESTAMENTE DE CARGO NO EMPREGO.

Uma alternativa mais apropriada para esses casos é, durante sete dias seguidos, acender uma vela a seu anjo da guarda, rezando um Pai-nosso e três Ave Maria, pedindo a ele todo e empenho em ajudá-lo naquilo que deseja. Caso você seja merecedor e venha a ocupar aquele cargo, repita a simpatia durante outros sete dias em sinal de agradecimento.

COLETANEA DA MAKOTA SAMBAKUTALAMIM

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ARQUÉTIPOS DOS ORIXÁS (NKICES)


Os arquétipos no candomblé regem as personalidades humanas, mas se um indivíduo tem uma boa criação e um bom caráter essas personalidades atuam. Porém se o indivíduo souber separar o exemplo do seu regente espiritual,Orixá (Nkice), com a sua personalidade própria, resulta da combinação e do equilíbrio que se estabelece entre esses elementos de personalidades.

Lembrando que os arquétipos dependem das qualidades e caminhos de cada Orixá (Nkice).


EXÚ – MAVAMBO

Arquétipo muito comum em nossa sociedade são pessoas de caráter ao mesmo tempo bom e mal, gostam de ajudar em certas situações, mas sempre querendo algo em troca, malandros, as vezes vulgares, enganadores, intrigueiros, não medem conseqüências para alcançar sucessos, mesmo que precisem passar por cima dos outros.


OGUM – NKOCE

São pessoas violentas, impulsivas incapazes de perdoarem as ofensas de que foram vítimas, pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Nos momentos difíceis triunfam onde qualquer outra pessoa teria abandoando o combate e perdido toda a esperança. Possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranqüilo dos comportamentos. São impetuosas, arrogantes, teimosas, muitas vezes não aceitam opinião de ninguém, somente quando lhe convém, cobram muito das pessoas que lhes prestam serviços, mas que, devido a sua sinceridade e franqueza, tornam-se difícil de serem odiadas.


OSSAIN – KATENDE

Possuem o caráter equilibrado, capazes de controlar seus sentimentos e emoções. Daqueles que não deixam sua maneira de ser intervir em suas decisões ou influenciarem suas opiniões sobre pessoas e acontecimentos. Tem energia que os ajudam a atingir seus objetivos, não tem um sentido de moral e justiça e julgam as pessoas pela sua eficiência. Geralmente são curandeiros, médicos. São respeitados, inteligentes.


OXOCE – KABILA

Pessoas espertas, rápidas, sempre alerta e em movimento. São pessoas cheias de iniciativas. Tem o senso de responsabilidade e dos cuidados com a família, hospitaleiros e amigos, teimosos, costumam ser mentirosos, acomodados, gostam de farturas, e gostam de mudar de residência constantemente. Tem bom coração e preferem ser o alvo das atenções.


TEMPO – KITEMBO

Pessoas de humor mutável, ao mesmo tempo que são boas podem ficar rancorosas, ranzinzas, rabugentas, personalidade forte, boa de coração, exigentes, perfeccionistas e as vezes chatas.


OBALUAÊ – KAVUNGO

Tem tendências masoquistas, gostam de exibir seus sofrimentos e tristezas das quais tiram satisfações íntimas, mal humoradas, ansiosos. Podem atingir situações materiais invejáveis, são sonhadores, gostam de farturas, tem bom coração, rabugento, e querem tudo pra ontem, geralmente solitários, são idealistas e se empolgam facilmente com certas situações.


OXUMARÊ – ANGORÔ

È o arquétipo das pessoas que desejam ser ricas, pacientes e perseverantes nos seus objetivos, sua duplicidade podem ser atribuídas à natureza andrógena do seu Deus, orgulhosa, gostam de demonstrar grandezas, são generosos, solitários, são dinâmicos, reservados e não se negam a estender a mão em socorro aqueles de deles necessitem.


XANGÔ – NZAZE

Pessoas voluntariosas, enérgicas, altivas, conscientes de sua importância. Podem ser grandes senhores, corteses, mas que não toleram a menor contradição, e nesses casos, deixam-se possuir por crises de cóleras violentas e incontroláveis. Pessoas sensíveis ao charme do sexo oposto, e podem ultrapassar os limites da decência. Possuem dignidade, sabem das suas obrigações, são justas, severos, benevolentes, segundo o humor do momento. Custam a aceitar opiniões alheias prevalecendo sempre o seu ponto de vista, mas ao mesmo tempo frágil.


YEMANJÁ - MICAIÁ

São voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas, impetuosas e arrogantes. Tem o sentido de hierarquia, fazem-se respeitar e são justas, mas formais, põe a prova as amizade que lhe são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa, e se a perdoam não esquecem jamais. Preocupam-se muito com os outros, são sérias, e maternais, gostam de conforto, luxo mesmo que as possibilidades não permitem. Teimosas, prevalece sempre seu ponto de vista, sabem reconhecer seus erros.


OXUM – NDANDALUNDA

Graciosas, elegantes, gostam de jóias, perfumes e vestimentas caras, charmosas, voluptuosas, sensuais. Evitam chocar a opinião pública a qual dão grande importância, possuem desejos de ascensão social, curiosas e dadas às intrigas prevalecendo seu ponto de vista, sabem diferenciar o certo e o errado, geralmente tem bom coração, são inteligentes, correm atrás de seus objetivos, mas são lentas pois pensam muito pra tomar uma decisão.


IANSÃ – MATAMBA

São audaciosas, arrogantes, prepotentes, poderosas e autoritárias. Podem ser fiéis e de lealdade absoluta em certas circunstâncias, mas que em outros momentos, quando contrariadas em seus projetos e empreendimentos, deixam-se levar a manifestações as mais extremas cóleras. Seu temperamento sensual e voluptuoso pode levar a aventuras amorosas extraconjugais múltiplas e freqüentes, sem reserva e decência, o que não impede de continuarem muito ciumentas dos seus maridos, por elas mesmas enganadas. Porém não gostam de ser traídas jamais. Tem mania de limpezas, são perfeccionistas.


NANA – ZUMBANDARÁ

São pessoas calmas, benevolentes, dignas e gentis, são lentas em seu trabalho, e julgam ter a eternidade à sua frente para acabar com seus afazeres. Gostam de crianças, são boas educadoras, agem com segurança e majestade, são ranzinzas e suas reações bem equilibradas mantem-nas sempre no caminho da sabedoria e da justiça. São pessoas que reclamam de tudo, e adoram guardar tudo o que ganham.


OXALÁ – LEMBÁ

Calmas e dignos de confiança, são respeitadas e reservadas e dotadas de força de vontade inquebrantável que nunca nada pode influenciar. Nunca modificam seus planos e seus projetos. São racionais e sabem perfeitamente as conseqüências dos seus atos. , geralmente são pessoas que pensam que são donas do mundo, não tem humildade, são arrogantes, mas também tem bom coração e são boas de lidar.


BASEADO EM TEXTOS DO LIVRO OS ORIXÁS DE PIERRE VERGER.

CONCLUSÕES DO ZELADOR DE SANTO TATA GONGOFILA E MAKOTA SAMBACUTALAMIN

sábado, 29 de novembro de 2008

SIMPATIAS DA MAKOTA II



PARA RECEBER DIVIDA ANTIGA
- Escrever o nome do devedor com caneta vermelha em uma folha de papel branco sem pauta.
- Enterre o papel no quintal de sua casa, colocando junto com algumas pedras
- Se você morar em apartamento utilize um vaso de flor que fique próximo à janela.
- assim que conseguir receber desenterre o papel e jogue em água corrente.
Dia da semana: segunda feira em qualquer lua, menos na minguante.
Resultado: Em pouco tempo, você conseguirá receber o divida que está esperando, pois o devedor não terá paz em quanto não pagar.
OUTRA PARA RECEBER DIVIDA
Pegue sete pedras de sal grosso, leve-as na bolsa e deixe uma em cada encruzilhada aberta, sendo que na ultima encruzilhada, escreva o nome do devedor e embrulhe com a pedra de sal e guarde na bolsa até receber, quando receber devolva a sétima pedra na encruzilhada junto com uma moeda de valor e jogue o papel com o nome fora.
Dia da semana: segunda feira, em qualquer lua, menos na minguante.
PARA GANHAR DINHEIRO
Na primeira segunda feira do mês, varra sua casa, saindo dos fundos, até chegar na frente.
Junte o lixo em uma folha de jornal velho e vá até uma encruzilhada e deixe lá seu embrulho.
Vire de costas e, sem dizer nada, volte para casa.
Lua crescente, nova ou cheia.
PARA NÃO BRIGAR COM VIZINHOS.
- Escreva o nome de todos os seus vizinhos em um papel branco.
- Faça uma cruz sobre os nomes no papel vigem, sendo que uma cruz em cima de cada nome do vinzinho.
- em um vaso coloque um pouco de terra e c coloque os nomes dos vizinhos e depois jogue o restante da terra em cima dos nomes e plante um comigo ninguém pode de preferência macho se você conhecer a planta..
Dia da semana: Segunda ou quarta feira em lua minguante.
PARA UNIR A FAMILIA.
- Escreva os nomes de todos os membros da família em papel e deixe-o em uma vasilha.
-Prepare alguma comida e a coloque dento da vasilha, por cima do papel.
- Não deixe ninguém de casa perceber a simpatia.
- Guarde os ingredientes por duas semanas e depois, jogue tudo em água corrente.
Dia da semana segunda a quinta em lua nova.
PARA SE LIVARA DE QUALQUER DOENÇA
- Vá até um velório e aproxime da cabeça do falecido e mentalize as palavras: “ chame pelo nome do morto”, que já está indo embora, que leve contigo esta minha doença (diga o nome da doença), para que eu fique livre dela e nunca mais volte a sofrer nem de coisas parecida”.
- Reze um Pai Nosso, uma Ave Maria para que o morto desencarne em paz e consiga encontrar o reino dos céus.
De preferência que não seja de pessoa da família.
Se feito com fé a doença começará a ceder.
Quando sair do cemitério saia de costa.
PARA ACABAR COM BRIGAS EM FAMILIAS.
- Escreva os nomes de todos que estão brigando, coloque dentro de um vidro pequeno (maionese), cubra com mel de abelha até encher o vidro, quando estiver tampando peça para que acabe com todas as brigas e desavença que há em sua casa.
Reze um Pai Nosso em uma Ave Maria, fazendo o sinal da cruz em cima da tampa, e esconde em lugar dentro de casa onde ninguém saiba até as brigas e desavenças acabarem. Quando isto acontecer jogue tudo em água corrente ou no lixo.
Dia da semana: Quinta Feira na lua minguante o mais cedo que puder.
PARA NÃO FALTAR DINHEIRO EM CASA OU NO COMERCIO
Despeje um pouco mel puro em um prato branco virgem.
Acenda uma vela branca e firme no mel.
Coloque no prato em local alto onde ninguém veja e quando terminar coloque o restante da vela com o mel debaixo de uma arvore frondosa ou em crescimento.
De preferência na segunda feita antes do sol nascer.
PARA AFASTAR PESSOAS INDESEJAVEL
“Escreva o nome da pessoa sete vezes e um papel sem uso e coloque na boca de uma sardinha, jogue na água correntedizento a seguintes palavras” assim como essa água leva esse peixe leve com ele também fulano de tal (chame pelo o nome da pessoa e saia sem olhar para trás)
Lua minguante em uma quarta feira.
PARA AQUELAS VISITAS INDESEJAVEIS.
É muito simples, assim que a pessoa chegar em sua casa, pegue o pano de prato que você usou ou usado, dobre e coloque dentro do forno ou na estufa, tire quando o visita for embora.
COLETÂNEA DA MAKOTA SAMBAKUTALAMIN