quinta-feira, 27 de agosto de 2009

LENDA NKICE PAMBU NJILA


"Quando Pambunjila fumava seu cachimbo e tocava sua flauta, ele restituia tudo que a ele era oferecido e por ele ingerido"
"Se você não compartilha seus alimentos com Pambunjila , ou não lhe faz oferendas, poderá pedir esmolas na porta do mercado"

Nkisi Nkosi

Conta-se que os moradores de um vilarejo já não suportavam mais ter que pagar para entrar e sair , pois no portão Pambunjila havia colocado um cão feroz que atendia suas ordens e recebia dos moradores o pagamento pela entrada e saida do lugar.

Procuraram então o guerreiro Jambá(um título de Nkosi) que conhecido por sua bravura em batalhas aceitou o desafio de passar pelo portão sem pagar pedágio.

Colocou uma espada escondida em suas roupas e levou tambem um bastão mágico que utilizava em suas viagens para apontar o caminho certo.

Chegando no portão o cão lhe disse : Pague e poderá passar ou volte pelo mesmo caminho, Jambá não acatando a ordem continuou em direção do guarda do portão que avançou sobre ele, mas Jambá o decaptou com um golpe de espada.

Ao saber do acontecido Pambunjila se fez presente e aproveitando a distração de Jambá roubou o bastão e se lançou sobre ele a golpes de porrete e junto com Pambunjila estavam um exercito de cães ferozes, Jambá então fugiu para a floresta e atrás dele foram Pambunjila e os cães deixando livre o portão do vilarejo.....

Jambá então lutou na floresta com muitos cães e decaptou todos, conseguindo despistar o inimigo... Mas com suas roupas rasgadas pelos espinhos e pela batalha, cobriu-se com folhas de palmeira retornando para casa.

E até hoje em dias de festa Jambá se enfeita com folhas de palmeira para relembrar sua batalha contra Pambunjila e seu exercito de cães, e os moradores dos vilarejos mantem o ritual de decaptar um cão em homenagem ao Nkisi Jambá(titulo de Nkosi), aquele que livrou o vilarejo dos guardas de Pambunjila.....

Mas na batalha Pambunjila ficou conhecido também como aquele que fez fugir para a floresta o inimigo a golpes de porrete....

COLETANEA TATA GONGOFILA

0 comentários:

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.