quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Wunji


INKICE - WUNJI – (SÃO COSME DAMIÃO)

Correspondente ao orixá ibeji.

IBEJI (ib: “nascer”.; eji (dois).

Ibeji na nação Keto, ou wunji nas nações Angola e Congo. É o orixá Erê, ou seja, o orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria, sua regência esta ligada a infância.

Ibeji esta presente em todos rituais, pois, assim como Exu, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma casa de santo. E o orixá que rege a alegria, a inocência, a adolescência, independente do orixá que a criança carrega.

Ibeji é tudo de bom, belo e puro que existe: uma criança pode nos mostrar seu sorriso, sua alegria, sua felicidade, se engatinhar, falar, seus olhos brilhantes. Na natureza, a beleza do canto dos pássaros, nas evoluções durante os vôos das aves, na beleza e perfume das flores. A criança que temos dentro de nós, as recordações da infância. Feche os olhos elembre-se de uma felicidade, de uma travessura e você estarás viviendo ou revivento uma lencas desse orixá.

Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu em nossa infância, foi regido gerado e administrado por Ibeji.

Portando, ele já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós seres humanos, vivemos.

A historia de Ibeji, acontece a cada momento feliz de uma criança.

Ao menos para manter vivo este importante orixá, procure dar felicidade a uma criança, faça você mesmo o encantamento de Ibeji. E fácil: faça gerar dentro de si a felicidade de estar vivendo. Transmite esta felicidade contagie o seu próximo com ela. Encante Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criança. E seja Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criança. E seja Ibeji feliz.

È costume na Bahia fazer o caruru de Cosme e no Rio de Janeiro, como tradição dentro da Umbanda, oferecer doces as crianças.


COLETÂNEA TATA GONGOFILA

3 comentários:

Unknown disse...

Existe diferença entre Wunji, Erê e Ibeji. São três entidades distintas. Quando uma pessoa se manifesta com seu Erê, ela não está incorporada com Wunji ou Ibeji. Wunji para os bantos é o nkisi patrono da justiça.

TATA GONGOFILA disse...

Caro Alan, no candomblé não trabalhamos com entidades, e sim com os Inkices que são energias da natureza. A diferença entre Wunji, Erê e Ibeji está apenas na forma de culturar nas diferentes nações.

Daniel disse...

Alan não tenho conhecimento de que Wunji seja um inkice patrono da justiça. Voce tem algum material a respeito disso? Pode me esclarer melhor sobre isso?

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.