sábado, 4 de outubro de 2008

MATAMBA


INKICE - MATAMBA

CORRESPONDENTE AO ORIXÁ IANÇÃ

Matamba é um nkice feminino, nkice da espada do fogo, dona da paixão, Matamba é a rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais, nkice do fogo, guerreira e poderosa. Mãe dos Mvumbi (mortos), guia dos espíritos desencarnados, senhora do cemitério. É ela que servirá de guia, assim como nkice kingongo, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma. Nkice da provocação e do ciúme. Paixões violentas, que corroi, que cria sentimentos de loucura, que cria o desejo de possuir, o desejo sexual. É a volúpia, o clímax. Ela é o desejo incontido, o sentimento mais forte que a razão. A frase “estou apaixonado” tem a presença e a regência de Matamba, que é o nkice que faz nossos corações baterem com mais força e cria em nossas mentes os sentimentos mais profundos, abusados, ousados e desesperados. É o ciúme doentio, a inveja suave, o fascínio enlouquecido. É a paixão propriamente dita. É a falta de medo das conseqüências de um ato impensado no campo amoroso. Matamba rege os amores fortes e violentos.

O fogo é o elemento básico da Matamba. O fogo das paixões, da alegria, o fogo que queima.

Nenguá Mavanju – Kiuá Matamba

(Senhora dos Ventos – Viva Matamba)

COLETÂNEA TATA GONGOFILA

4 comentários:

MARCIA disse...

SERIA MARAMBA,IANSÃ ONIRA? MARCIA

MARCIA disse...

Desculpe-me MATAMBA,SERIA UMA IASÃ ONIRA?

TATA GONGOFILA disse...

Olá Marcia!
Não existe esta comparação, se fosse a mesma coisa não haveria nações diferentes!
Matamba é uma Divindade Guerreira e está relacionada com o fogo.
Márcia, Santa Bárbara nasceu na França, Oyá na Nigéria e Matamba em Angola, e todas viveram em diferentes épocas, então não pode ser a mesma!
Pela nossa pesquisa, todo mundo fala que é a mesma, mas do nosso conhecimento dentro da nação angola, raiz tumba junssara, não são a mesma coisa.

Abraços
Tata Gongofila e Makota

Miriam Souza disse...

Olá sou a Miriam!Sou filha e quase filha de santo,e vou dizer diser uma coisa amooooooo essa casa demais aprendi que as coisas não são como a gente quer e sim como eles(santos)querem e assim vou conquistando as coisas que eu quero e desejo as poucos.E minha vida so vem melhorando através desta casa tão maravilhosa e abençoada.
Um dia todos vão ver que através desta casa todos vão ser felizes e crescer na vida.Obrigado por tudo amooooooooooo vocês bjs.

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.