terça-feira, 25 de novembro de 2008

O QUE É FAMILIA?


A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. É a definição que conhecemos. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contratantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou um mero alojamento.

A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia e dar fruto e ser uma família de verdade, devemos, portanto, estar consciente de que é preciso trabalhá-la e cultiva-la sempre, constantemente, e com muito amor.

Uma boa família tem que vir de uma boa estrutura de honestidade, de caráter, e uma boa formação religiosa, para que os nossos filhos passem para frente o amor, o respeito e a dignidade de uma família que é passado de Pai para Filhos.

A religião é de extrema importância dentro de uma família independente de qualquer que seja a religião, pois a formação religiosa do ser humano, dependendo da educação que fora passada, mesmo que mais tarde os filhos sigam a religião escolhida por eles a qual devemos respeitar,, pois os conflitos entre famílias de religião diferente não leva a lugar nenhum, devemos , compartilhar as opiniões e ser solidários uns com aos outros..

A hierarquia familiar dentro das religiões afro - brasileira, como em todas as outras religiões é e para sempre, pois começamos de um inicio e principio do respeito e amor ao próximo.

O MUNDO MUDOU

Não podemos viver de modo aventureiro. De nada serve estarmos repletos de boas intenções, se não planejarmos bem as coisas. Nosso mundo tem mudado muito e rapidamente. Há hoje muitas coisas que não estão fixadas de antemão. Em nossa sociedade, os papeis tradicionais da mulher e do homem, antes assumidos como destino inexorável, não são mais simplesmente aceitos.

UMA REALIDADE

Ao definimos a família como uma instituição, como a célula mãe da sociedade, quando a analisamos ou defendemos os seus direitos, queremos nos referir a uma realidade bem definida, que está ai presente, no dia -a -dia, que desempenha um papel concreto na vida das pessoas e da sociedade.

Entretanto , quando adentramos no interior desta ou daquela família, deixando de lado as teorias e descendo ao palco da própria vida, observamos que a família é uma realidade dinâmica, em evolução permanente, nunca a mesma. Percebemos que cada família é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios e que não se repetem.

É neste contexto que os planos de Deus tomam forma e são dados aos homens e à mulher em forma de semente. Deus nos criou à sua imagem, criou-nos no amor para o amor. Criou-nos para que levássemos a semente à plenitude. Deus , aquele que nos criou, pôs em nossas mãos a criação.

Isso é maravilhoso, mas quanta responsabilidade isso pede daqueles e daquelas que Deus chamou a multiplicar as suas pequenas famílias nesta terra onde o mal, muitas das vezes, parece prevalecer sobre o bem. “Devemos estar sempre de vigília para que o mal não vença. O mal é um detalhe que está sempre a espreita esperando o momento certo de agir, pois ele é paciente”.

Nessa luta diária, não é o caso de se espantar, mas é extremamente necessário continuar acreditando naquele que prometeu “Eu estarei sempre convosco...”

No candomblé também somos uma grande família aonde tem que ter muito amor e união.

COLETANEA TATA GONGOFILA.

0 comentários:

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.