quinta-feira, 26 de março de 2009

LENDA NKICE MATAMBA


NBANA - MATAMBA A MÃE DE NOVE FILHOS


Mulher, ser de temperamento quente extremamente sedutora e não aceitando submissão, acabou provocando discórdias por alguns reinos que passara e para despistar os inimigos que passaram a persegui-la se escondia embaixo da pele de um búfalo que corria campos e florestas tão rápida como o vento. Ao perceber que estava perto de um vilarejo, parou em cima da casa de okitiogan, cavou um buraco e escondeu sua pele. Okitiogan logo percebeu que mukumbi (rei soberano daquelas terras) vinha no encalço do suposto animal, pois tinha como costume caçar todos os dias, mas quando chegou não vira mais o animal, mas sim uma linda mulher de um belo andar, continuou escondido na floresta onde foi avisado por okitiogan o que havia acontecido e onde a pele estava escondida. Mukumbi tratou logo de se apoderar da pele e levou a mesma para casa, logo depois seguiu a mulher e tratou de corteja-la mas desconfiada a bela mulher por não saber que se tratava do rei soberano não deu atenção aos galanteios de mukumbi que já com uma idade madura e fala firme não demorou a revelar que sabia de seu segredo e se a mesma não viesse morar em sua conpanhia revelaria a todos que ela era na verdade uma mulher animal.

Diante da situação a bela mulher acompanhou mukumbi até o seu castelo onde ele mukumbi a apresentou as suas outras esposas e disse: de hoje em diante esta mulher viverá como minha esposa e nunca deverá ser aborrecida.

Mukumbi viveu com essa mulher por muito tempo e desta união nasceram 9 filhos dos quais 8 nasceram mudos e quando estava para nascer o 9º filho mukumbi aconselhou a mulher a procurar o babalaô que morava um pouco distante do reino, o babalaô então revelou o seu erro que por não seguir as proibições alimentares dava a luz a filhos com deficiencia, e determinou que daquele dia em diante não comesse mais carneiro e sim cabras., e que deveria fazer um sacrifício a ifá. Quando terminou de fazer o que o babalaô havia dito ela deu a luz ao 9º filho que falava com voz estranha e sobrenatural, pois imitava a voz de um macaco consagrado aos espiritos infantis. Por ser um ser muito agrecivo vivia correndo pela floresta pois não morava entre seu pai e irmãos e sempre que a mãe saia para buscar material para mukumbi fabricar suas armas ele atacava os irmãos e todos que se pusessem a sua frente pois somente sua mãe sabia o segredo de domina-lo. Como vivia na floresta logo ficou amigo de kalunje ngombe que tambem vivia na floresta, perigoso e com seu exercito atacavam todos em busca de alimentos, matando sem piedade. Em uma de suas saídas para buscar material para mukumbi, a bela mulher ficou sabendo que bem perto dali chegava um exercito de inimigos que em busca de domínio de terras espalhava o terror e dizimava aldeias e reinos, a mulher então tentou avisar seu marido mukumbi mas não teve tempo pois o exercito inimigo já estava pronto para ataque.

Correu então para casa mais próxima, onde morava o babalaô que sabendo do problema determinou que ela pedisse auxilio a seu 9º filho, aquele que vivia na floresta e só respeitava sua mãe, fez então o que o babalaô determinou. Caminhou até a floresta rasgou seu vestido tirando um pedaço de pano e sobre ele colocou algumas cabaças com comidas para atrair seu filho, gritou então por seus antepassados e como mágica o pano se ergueu, era seu filho agora vestido e empunhando as cabaças investiu com toda fúria para cima dos inimigos matando todos aqueles que não conseguiram fugir, quando voltou a presença da mãe ela o saldou e as galinhas que viviam na floresta se puseram a cacarejar de espanto com tamanha grandeza e o brilho do pano vermelho que agora vestia aquele ser estranho de voz sobrenatural (até hoje as galinhas cacarejam quando vêem algo de estranho). De volta ao reino de mukumbi cansada e com fome a mulher deparou com as outras esposas de mukumbi que com ironia cantavam você pode comer e beber mas sua pele esta no celeiro, furiosa com as mulheres foi até onde se encontrava sua pele de bufalo, vestiu e voltou matando todas as mulheres pisoteando sem piedade retirou seus chifres e entregou aos filhos dizendo quando precisarem de mim batam um contra o outro e eu virei ao seu auxilio pois o vento levará até mim o sinal de socorro...

Fugiu então para a floresta junto ao seu 9° filho. Esta bela mulher sedutora e de andar gracioso com a fúria de um animal é nada mais do que nbana, a mãe daquele que fala com voz estranha e sobrenatural. Hoje quando louvamos os mortos e o pano toma vida, lembramos daquela que sem dúvida deu vida a este elo, e nossos ancestrais que dançam para nos reverenciar com certeza são seus súditos.

Kiambote nengua mavanju - kiua matamba


COLETÂNEA TATA GONGOFILA

0 comentários:

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.