sábado, 4 de outubro de 2008

OS NKICES


OS NkiceS

Dentro do candomblé os Nkices são para os Bantus o mesmo que os orixás e o mesmo que os orixás são para os Yorubás, ou ainda, o mesmo que vodum para os Daometanos. Muitos autores cometem o mesmo erro ao tratar das semelhanças existentes entre um Nkice, orixá ou vodum, pois confundem, semelhanças como correspondência, fazendo-no acreditar que na verdade se tratam da mesma divindade apenas com nome distinto. Esta visão é equivocada, e cabe a nós desfazermos tal equivoco. Cada Nkice, orixá ou vodum possui peculiaridades próprias, tratamento e culto diferenciados. Pode-se sim,dizer que existem pequenas coincidências, como por exemplo o fato de Kabila, Oxósse e Otulu serem caçadores, ou ainda, por usarem as mesmas cores. Mas não há que se confundir um e outro, pois mesmo em suas origens na África se diferem, sendo o primeiro (Kabila) originário do Congo, o segundo (Oxossi) originário das terras Yorubás e o ultimo (Otulu) do Reino de Dahomé.

Desta forma, elenco abaixo alguns dos Nkices de Angola e Congo, sem fazer qualquer correspondência entre orixá ou vodum, dando ao lado de seus nomes uma breve descrição:

Aluvaiá, Bombojira, Vangira (feminino), Pambu Njila.

É o Nkice responsável pela comunicação entre as divindades e os homens. Esta nas ruas, é a este Nkice que pertencem as “bu dibidika jinjila” (encruzilhadas). Suas cores são preto, vermelho e azul arroxeado.

Nkosi Mukumbe, Roxi Mukumbe.

É o Nkice da guerra, das estradas. É a ele que se fazem oferendas com o fim de obter abertura de caminhos. Sua cor é o azul escuro.

Kabila, Mutalambô, Gongobila, Lambaranguange.

Nkice caçador, habita as florestas ou montanhas. É o responsável pela fartura, pela abundância de alimentos. Suas cores: Gongobila azul celeste para Mutalambô e Kabila, verde e para Lambaranguange azul e branco.

Katendê.

Nkice dono dos segredos das “insabas” (folhas, ervas).Sua cor é o verde ou verde e branco.

Zaze, Loango.

Nkice responsável pela distribuição da Justiça entre os homens.

Suas cores são: vermelho e branco.

Kaviungo ou Kavungo, Kafungê.

E o Nkice responsável pela saúde, estando intimamente ligado a morte usa preto, vermelho, branco e marrom.

Angorô e Angoroméa.

Assim como Bombojira, auxiliam na comunicação entre as divindades e os homens. São representados por uma cobra, sendo o primeiro (Angorô) masculino e o segundo (Angoroméa) feminino.

Kitembo ou Tempo.

É o responsável pelo tempo de forma geral, especificamente, pelas mudanças climáticas (como chuva, sol, vento etc), portanto, atribuído a ele, o domínio sobre as estações do ano. É representado, nas casas Angola e Congo, por um mastro com uma bandeira branca. Usa cores fortes, como: vermelho, azul, verde, marrom e branco.

Tere-Kompenso.

É um jovem caçador que obtém, seu sustento ora através da caça, ora através da pesca. Suas características são as mesmas das dos caçadores (Kabila, Mutalambô, Gongobila, Lambaranguange) unidas as características dos Nkices da água doce (Kisimbe, Samba). Suas cores: azul claro e amarelo ouro.

Matamba, Bamburussenda, Nunvurucemavula.

Trata-se de um Nkice feminino. É guerreira e está intimamente ligada a morte, por conseguir dominar os mortos (“Vumbe”). Suas cores são o vermelho e o marrom avermelhado, rosa e branco.

Kisimbi, Samba.

Nkice feminino, representa a fertilidade, é a grande mãe. Seu domínio é sobre as águas doces. Sua cor é o amarelo ouro e o rosa.

Kaitumbá, Mikaiá.

Também um Nkice feminino, tem domínio sobre as águas salgadas (“Kalunga Grande” , o mar). Sua cor: branco cristal.

Zumbarandá.

É um Nkice feminino, representa o início, vez que, é a mais velha das mães. Também tem relação estrita com a morte. Sua cor: azul.

Wunge

É o mais novo dos Nkices. Representa a mocidade, a alegria da juventude. Durante o toque para este Nkice, a dança se transforma numa grande brincadeira.

Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Kassuté Lembá, Gangaiobanda.

Nkice da criação, ora apresenta-se como jovem guerreiro, ora como velho curvado. Está ligado a criação do mundo. Quando jovem tem como cores o branco e o azul, quando de idade avançado, apenas o branco.

Zambi, Zambiapongo.

Não se trata de um Nkice, mas sim do Deus Supremo, o grande criador.

0 comentários:

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.