domingo, 7 de setembro de 2008

COMENTÁRIOS - JOGO DE BUZIOS


Para se tornar um sacerdote do Jogo de Búzios é, necessário passar pelo processo de iniciação que consiste em clausura total de 21 a 30 dias. A pessoa é chamada de Yaô (iniciado) este ritual é feito para a purificação do corpo efetuando-se vários ebós (trabalhos espirituais), banhos e oferendas aos orixás. O Jogo de Búzios é 100% teórico onde é necessário um grande aprendizado que, é passado através dos Babalorixas e Iálorixas (sacerdote ou sacerdotisa - traduzindo ao pé da letra: Zeladores de Orixás), mais velhos. Este aprendizado não é obtido nestes 21 e 30 dias que, pode durar até 07 anos ou mais. O Jogo de Búzios é 100% infalível, o que pode ocorrer é erro na interpretação. Muitos se intitulam conhecedores do Jogo de Búzios, aprendem através de cursinhos com duração de 01(uma) semana, erram muito na interpretação ocasionando a falta de credibilidade na religião que é o CANDOMBLÉ. O Jogo de Búzios ou Merindilogum assim também intitulado sendo a maneira correta de verbalização , além de ser 100% teórico é trazida pelo Orixá Exu.
O zelador coloca os búzios dentro de duas mãos reunidas em concha e os sacode, para então lança-los. A forma na qual se deitamos os búzios, se abertos ou fechados também são decisivos no resultado da leitura. São as conchas lançadas sobre uma peneira de palha, esteira, sobre um circulo de colares dos orixás. O jogo é também conhecido pelo nome de Ifá, grande orixá da adivinhação. Entretanto, é Exu quem serve de intermediário para as repostas dadas pelos Orixás.
No candomblé, o membro da confraria encarregado da leitura dos búzios chama-se de zelador ou tata de nkice que não podem jamais incorpora santo. Existem muitos que se dizem pai de santo etc.. que jogam os búzios incorporados com entidades, pois entidade e nem orixá não jogam os búzios. Aquele que jogam búzios e não passaram pelo ritual dos 21 a 30 dias não são consagrados sacerdotes dentro da cultura do Candomblé e saem fazendo cursos através de livros e outros são chamados de jogueiros, pois não tem competência para tal, pois olhar ou jogar os búzios e preciso muito estudos dentro dos preceitos e segredos que existem dentro da Nação.

2 comentários:

Karl disse...

Amigos.
Desculpe a minha ignorância, mas não concordo em um aspecto com a sua explicação.
Quem joga Búzios é o Zelador. E o Zelador de Santo incorpora sim o Orixá.
Òbvio, que o Orixá não joga Búzios, pois quem é o Mensageiro é Exu.
Agora, em uma casa séria, se Exu é doutrinado, ele poderá jogar Búzios sim. Neste caso, Exu incorpora no Zelador e faz o jogo tranquilamente.
Obrigado

Guilherme disse...

Entidade nenhuma joga búzios. Isso é uma acertiva. Até porque elas não precisam desse mecanismo oracular para falarem o que querem. O Merindilogum é um ato Sacerdotal Ancestral, é passado de geração para geração. O Babalorixá pode ou não jogar. Não é apenas pegar as "conchinhas" e jogar, contar e falar. Existem preceitos, firmezas e rezas. É muito trabalhoso e para ser feito é preciso fundamento. No caso existe um Sacerdote preparado só para o jogo chamado Babalwuo, esse, geralmente, não recebe santo. Ele é o grande olhador. Cargo hoje de raríssimos sacerdotes.
Kandandu

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.