NKASUTÉ LEMBÁ
Já cansado o velho lembarenganga foi ter com nzambi e pediu que lhe enviasse um jovem que pudesse andar pelo iungo mais rápido, pois lembarenganga com seus passos lentos e muntu pesado já não tinha a rapidez de antes. Nzambi então atendendo ao pedido de lembarenganga procurou por todo o duilo e percebeu que já havia enviado ao iungo todos os vigorosos guardiões, então moldou uma massa que se tornaria um guardião para ajudar lembarenganga e ordenou:- “lembarenganga leve esta massa cheia de móio e a cultive até que se torne um muntu", lembarenganga voltou ao iungo e tendo que percorrer o mesmo pediu ajuda a caiaia para cuidar da massa tomada de móio, mas como a morada de caiaia era no fundo do kizanga colocou a massa dentro de um kingonge e o levou para sua morada.
Enquanto isto lembarenganga caminhava lentamente levando a prosperidade e a paz por todo o iungo. Passado algum tempo lembarenganga retornou e foi ter com caiaia como estava o ser por nzambi criado, caiaia trouxe a superfície o kingonge que emanava móio, estava gerado um ser "vigoroso". Lembarenganga então o chamou de "lemba nkasu” o senhor forte, grande e poderoso, e lhe ordenou que caminhasse por todo o iungo, e o mais rápido possível lhe trouxesse noticias do que nele acontecia. Saiu então lemba nkasu pelo iungo e sem orientação pois apesar de forte não tinha cabeça e criava vários problemas, um dia encontrou mutuê que vendo os desastres criados por lemba nkasu lhe endagou o porque de tantos desastres, e nkasu respondeu que era pela falta de cabeça, revelou então mutuê que havia um homem que cultivava uma plantação de inhame que com ele poderia ser moldada uma cabeça. E levou nkasu até a presença de incoce que ouvindo o problema retirou de sua plantação um inhame novo e sadio portador de ngunzo , e mutuê com ele moldou uma cabeça para nkasu, que ao recebe-la passou a ter direção pelo caminho do iungo, agradeceu a incoce e a mutuê. Continuando seu caminho nkasu se encomodava com a quentura de sua cabeça que fazia com que ele se tornasse furioso, então em uma de suas paradas para se refrescar notou que um ser negro e frio o observava, e furioso de cabeça quente perguntou “porque me olhas não vê que minha cabeça queima?", e com muita frieza respondeu, posso lhe ajudar te darei uma outra cabeça para que esfrie logo. Tomou uma lama preta do fundo da lagoa onde nkasu havia parado para se refrescar, moldou uma nova cabeça e a colocou em cima da primeira, e por um momento nkasu sentiu que seu problema havia se resolvido, agradecendo disse: que posso fazer para demonstrar minha gratidão? Então aquele ser respondeu deixe-me segui-lo, nkasu então concordou. Mas no decorrer do caminho hora sentia um frio insuportável, hora um calor terrível, retornando até a casa de incoce seguido pelo ser negro e frio disse: olha incoce a cabeça que me deu queimava demais então este homem me fez outra para refrescar, mas sinto arrepios de frio, incoce conhecendo a criatura alertou nkasu que aquela seria kúfua, forjou uma espada que lhe deu de presente a nkasu para que ele mantivesse kúfua longe, seguindo os conselhos de incoce fez a kúfua bater
E até hoje onde estiver nkasuté, estará também incoce...
(como prova de sua força nkasuté pede aos filhos que moldem um anel de aço e enrolem com folhas de muzandala, colocando-o dentro de um kingonge levando o mesmo ao fundo do kizanga por algum tempo, depois de pronto retirar o anel e usa-lo sempre que necessario,pois se bater em um inimigo o mesmo cairá imediatamente.)
COLETÂNEA TATA GONGOFILA
0 comentários:
Postar um comentário