domingo, 7 de setembro de 2008

NOSSA VISÃO DA RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA


TATA GONGOFILA - TERESÓPOLIS

RELIGIÃO
.
Se a religião significa um conjunto de práticas e princípios que regem as relações entre os homens e a divindade, então devemos usar estas práticas da melhor maneira para que possamos dignificar aqueles que nos levam até a divindade maior (Deus) ( Zambi ) para que delas recebamos a paz, a cura dos males dos espíritos, o amor e compreensão, e a alegria de viver.
Orixá: divindade que transmite as súplicas dos devotos à suprema divindade.

CANDOMBLÉ

Cultura Afro Brasileiro. Há muitos tipos de Candomblés, que pepetuam tradições diferentes, graças à influência das diversas nações africanas, representadas no Brasil pelos negros que aqui aportaram na época da escravatura. Dentre todos os Candomblés existentes, o de Angola, de Caboclo, do Congo, de Kêto, Jejê e do Nagô que atualmente se destacam e predomina dentre todos os outros e é por esse motivo que foi escolhido para ser abordado aqui.
Cada Orixá representa uma força da natureza, portanto, ao cultuá-los, estamos em contato com as forças elementais da água, da terra, do ar e do fogo. Essas forças em equilíbrio produzem uma grande energia, o axè, que nos ajuda no processo de melhorar nosso destino.
Toda essa força à nossa disposição pertence ao Pai criador seja: Olurum (Deus Supremo), Olurum esta acima de tudo e de todos, inclusive dos Orixás. Muita gente pensa que Oxalá é o grande Pai, mas Oxalá é apenas o Orixá mais velho de todo. Desde sua origem, há cinco mil anos na Africa, a religião dos orixás tem Olorum como o grande criador.
Os Orixás tiveram experiências na Terra. Viveram, caçaram, plantaram, curaram, amaram, tiveram filhos e guerrearam. Sua história é repleta de cenas heróicas, pois eles têm características humanas: são vaidosos, temperamentais, brincalhões, briguentos, carinhosos ou ciumentos e cada traço de personalidade é associado a um elemento da natureza.
Depois de uma curta passagem pelo mundo do terreno, eles retornaram ao Orum (céu), mas antes disso nos deixaram profundos ensinamentos para nos ajudar como lidar com o apego material e nos mostrar o mundo espiritual.
Na Africa existem mais de 200 Orixás. Os escravos vindos para o Brasil trouxeram alguns. Atualmente, são 16 orixás, mas apenas 12 deles são cultuados: Exú, Ogum, Oxóssi, Obaluaiê, Oxumarê, Xangô, Iansã, Oxum, Iemanjá, Nanã, Ossaim e Oxalá. Os outros quatro são: Obá, Logunéde, Ewa e Irôco, que pouco se manifestam nos rituais.

Os orixás são os regentes da nossa personalidade, são aqueles que quando são bem cuidado "como uma semente bem tratada é que mais tarde darão bons frutos" é o nosso mediador das nossas privações.
A casa de Candomblé é onde os adeptos se reúnem para cultuar os seus orixás
A religião dos Orixás não é uma seita, é uma religião primordial.

Palavra Esperança
"Voe passaro azul
Voe e corte este céu do Norte a Sul.
Levando em sua bagagem um pouco de fé e coragem"

Axè

Teresópils. RJ
Contato: (21) 8838 - 6760

0 comentários:

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.