terça-feira, 27 de janeiro de 2009

LENDA PAMBUNJILA


Pambunjila

Em suas visitas diárias ao mercado pambunjila percebeu que um homem e sua família pediam o que comer, pois não conseguiam trabalho e eram tratados com sobras e restos do lado de fora do mercado, pois sua entrada era proibida devido sua enorme pobreza. Um dia pambunjila se vestiu também de mendigo e tentou entrar no mercado onde foi barrado. Pediu comida e foi lhe oferecido restos, então pambunjila entendeu o sofrimento daquela pessoa, e ao receber umas moedas como esmola o mendigo mesmo sem ter nada repartiu com pambunjila, e disse:

- Pobre homem que se encontra em uma situação como a minha, compre algo e leve a sua família. Pambunjila com a moeda comprou um cachimbo e uma flauta, hora fumava cachimbo ora tocava a flauta e todos que passavam deixavam ao lado daquela família um donativo, que sempre era repartido com pambunjila, e tantos foram os donativos que a família comprou uma casa, terra e sementes para plantar, e dividiam tudo que tinham com aquele homem que nunca parava de tocar a flauta e fumar seu cachimbo.

Mas com o passar do tempo a família se tornou muito rica e se esqueceram do amigo que junto com eles ficava na porta do mercado, só se preocupavam em gastar dinheiro, e não mais sabiam repartir seus bens e comida.

Um dia voltando para casa depois de vários dias de viagem e festas, repararam que o homem da flauta não mais tocava e também não fumava seu cachimbo, riram dele e se puseram a dormir, ao acordarem sua plantação estava toda seca já não mais brotava, tiveram sua casa roubada e sua comida já não conseguiam comprar, perderam tudo e voltaram a pedir na porta do mercado... “quando pambunjila fumava seu cachimbo e tocava sua flauta, ele restituía tudo que a ele era oferecido e por ele ingerido”. “se você não compartilha seus alimentos com pambunjila, ou não lhe faz oferendas, poderá pedir esmolas na porta do mercado”.

COLETÂNEA TATA GONGOFILA

0 comentários:

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.