segunda-feira, 13 de outubro de 2008

MENTIRA OU VERDADE


Mentira é um ato de mentir, falsidade, o mesmo que lorota, persuasão falsa.

Infelizmente vivemos em um meio que a mentira e persuasão falsa, estão sempre nos deixando de acreditar no nosso semelhante, falo do meio de minha religião o Candomblé, onde existem os intitulados zeladores de santo que ameaçam, engana, fazem promessa falsas para terem a casa cheia. Não olham as necessidades dos seus consulentes, porque quando uma pessoa procura os zeladores da Religião, estão a procura de uma palavra, de orientação para que caminhos devam seguir (Os nkices nos dão sempre o caminho a ser percorrido dependendo a aceitação e fé do consulente), também procura em caso de doenças matérias e espirituais.

Cabe aos zeladores olhar com interesse os problemas destes consulentes, não visando exclusivamente o dinheiro ou que se possam tirar vantagens da situação. No candomblé cobrado o jogo de búzios que é como você fosse ao consultório medico e também é cobrados os trabalhos de limpezas, (Ebós) mais não é por isto que devemos explorar nossos clientes, devemos também atender aqueles que precisam serem tratados de suas doenças espirituais e matérias sem visar interesse financeiro, pois não podemos esquecer da caridade alheia, não custa o zelador de santo dar o banho de ervas maceradas (abô - amaci), uma reza, uma vela aquele que procura a casa de santo,.existem aqueles que chegam e pedem para serem atendidos, mais não tem nenhum recurso financeiro para a consultas e trabalhos, pois ele também merecem atenção, pois são enviados pelo seu nkice, temos que ter atenção a estes fatos, pois não devemos dar às costa aos enviados de Zambi.

Existe casa que zelam pelo nkice e cobram muito alto pelo atendimento ao consulente necessitado e aflito. é comum que toda casa de santo cobrem para se manter deve receber um valor equivalente dentro de uma realidade que não sejam a exploração.

É verdade, aqueles que procuram a religião do candomblé, independente de sua condição social e econômica deve ter o tratamento igual, não faz parte dos adeptos do candomblé a descriminação, pois todos são iguais perante ao Pai Maior.

TATA GONGOFILA

0 comentários:

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.