quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

INHAME NOVO. - PILÃO DE OXAGUIÃ


       
       Os sentidos bélico e guerreiro de Oxalá jovem, Oxaguiã, marcam seu culto nos terreiros de candomblé, nos rituais do pilão e do atori, relacionando o atos de purificação e fertilidade aos elementos votivos desse orixá. É uma das qualidades de Oxalá, divindade que se apresenta na mitologia afro-brasileira ora como um velho apoiado em seu opachorô, sendo então chamado Oxalufã, ora como um jovem guerreiro chamado por Oxaguiã.
       A cerimônia pública do pilão de Oxaguiã está incluída no ciclo festivo das águas de Oxalá, que é realizado no ínicio da primavera ou, então, no final de dezembro, estendendo-se até as primeiras semanas de janeiro. A comida do orixá Oxaguiã, incluindo alimentação nos seus utensílios sagrados, dá o fundamento das práticas que ora passamos a descrever.
       O pilão, retirado do peji, vem ao barracão no fim da festa, contendo ebô e inhame cozido com ori ou limo-da-costa. Todos trajando o branco realizam o xirê em torno dos acentos de Oxaguiã, entoando seus orôs. Em momento especial, os alimentos contidos no pilão são distribuídos entre os presentes, incluindo-se a assistência.
      O alimento une congrega e estabelece os contatos com Oxaguiã. A comida guardada no santuário recebeu suas atribuições mágicas e passa a ampliar os sentidos social e religioso da alimentação integrada à liturgia do orixás.
      O alimento desempenha sua função emblemática. O alimento não é mais um simples milho branco cozido, ebô de Oxalá ou inhame temperado dentro dos preceitos. A congregação da alimentação de Oxalá é mais ampla, estabelece os motivos da fertilidade, a própria vida, purifica o homem pela ingestão das comidas. O adepto recebe o alimento como recebesse o próprio Oxalá, com seus valores e simbolismos, ações, domínios e patronatos. O alimento é a propria divindade projetada nos igredientes preparados na cozinha sagrada. O ritual do atori é também interpretado como a purificação e renovação por Oxalá.
      A festa de Oxalá tem tabus do uso do branco, não podendo os praticantes portar qualquer idumentária de cor. A alimentação é também controlada, sendo proibida a ingestão de azeite-de-dendê, condimentos e bebidas alcoólicas.
      A preparação das obrigações rituais, em sua maioria, tem na alimentação seu principal elemento, não situando apenas o que é ingerido, mas como é ingerido, em que condições é feita a alimentação, quais os princípios respeitados. O ato da alimentação não envolve apenas alimentação pela alimentação: a imagem simbólica do que é alimento, seu sentido para quem vai alimentar-se é o mais importante para manter os motivos devocional, propiciatório, invocativo, tendo, para cada ritual, características próprias.
      A alimentação do pilão de Oxaguiã é a união dos adeptos com esse orixá, momento de juventude da imagem do Oxalá, enviado de Olórum para fertilizar a terra e o homem.
     Manuel Querino situa em seu livro Costumes africanos no Brasil a festa do inhame de Oxaguiã:
     "É o tributo prestado a Oxalá, o santo principal do terreiro. Na primeira sexta feira de setembro a mãe do terreiro, reúne os filhos de santo e se dirigem a todas as fontes mais próxima, com fim de captarem, muito cedo, a água necessária à lavagem do santo. Finda esta cerimônia o santo é recolhido ao peji.
      Logo em seguida, sacrificam um caprino, que é cozido juntamente com inhame, não sendo permitido o azeite-de-dendê, que é substituído pelo limo-da-costa. Retirado do fogo, a refeição é distribuída pelos presentes, que depois se retiram.
     Decorridos tres dias, começam as festas, e, entre as cerimônias, a seguinte: a mãe do terreiro, munida de pequeno cipó, bate nas costas das pessoas da ceita. É a disciplina do rito e tem o efeito de perdoar as ações más praticadas durante o ano". (Querino 1988:38-39).
Retirado do Livro de Raul Lody - Santo também Come - Editora Pallas
Coletânea Tata Gongofila

EXU É O PRIMEIRO A COMER




       Diz a lenda que Exu foi o cozinheiro dos orixás, e que principalmente Ogum e Xangô por serem muito exigentes, só comiam com muita pimenta e molhos especialmente preparados pelo mestre dos temperos dos Deuses. Um dia, os Orixás estava com muita fome e pediam insistentemente que Exu trouxesse a grande panela que habitualmente seria o repasto. Nisso, Exu esquece a pimenta, porque não teve tempo de ir até o mercado para a compra, por isso recebe reclamação, especialmente de Xangô, dizendo:
      - Exu, pegue o meu cavalo e vá providenciar a pimenta, pois, assim, sem o molho, eu não como - nisso, Exu sai correndo à busca de pimenta, para atender à vontade do seu companheiro Xangô.
      Enquanto Exu saía, preocupado, para buscar o tempero, todos os Orixás começaram a se servir da gostosa comida, então Xangô sugeriu que após a alimentação, a grande panela fosse preenchida com água e que nada fosse relatado, fazendo com que Exu ficasse pensando que os Orixás ainda estavam com fome, aguardando a pimenta.
      Chega Exu, trazendo a pimenta, e vai até a cozinha para preparar o molho tão desejado por Xangô. Volta e encontra a grande panela cheia de água, e constata que os Orixás já haviam comido. Exu fica indignado, jogando tudo no chão, e sentencia: apartir daquele momento, ele, Exu, seria o primeiro Orixá a comer, e sem a comida de Exu, nada poderia acontecer no plano do deuses e no plano dos homens. Por isso, todas ascerimônias dos Candomblés são iniciadas com o pade de Exu, que consta de farofa de dendê, farofa com água, acaçá e de uma quartinha contendo água.
       (Lenda recolhida no terreiro Obá Ogunté - Seita africana Obaoumin, em Recife.)


Retirado do Livro de Raul Lody - Santo também Come - Editora Pallas
Coletânea Tata Gongofila