quinta-feira, 26 de março de 2009

LENDA NKICE LEMBA


LEMBARENGANGA


Depois da visita feita a nzazi onde foi confundido como ladrão e aprisionado, lembarenganga retornou a seu reino aos cuidados de lwango, assim que chegaram lwango tratou de providenciar um banho e roupas limpas para lembarenganga, que não demorou a adormecer.

Lwango vendo o sofrimento de lembarenganga com ferimentos causados pelos soldados de nzazi, resolveu destinar preces a nzambi umpungu (deus poderoso) para aliviar as dores. Lwango foi atendido e o espírito de nzambi veio através de “pemba” (espírito santo) que tocou lembarenganga enquanto dormia e assim que acordou lembarenganga teve uma surpresa não mais sentia dores e com o corpo marcado por um pó branco "pemba", perguntou a lwango o que tinha acontecido, e deste momento em diante lwango foi tratado como um rei ao lado de lembarenganga, só podendo vestir-se de branco.

Lembarenganga reconheceu a amizade de lwango e o carinho com que lhe tratara e ordenou que em todos os cultos a lembarenganga seus filhos deveriam fazer marcas no corpo com "pemba” para relembrar a cura e os poderes do “paraiso lwango".

Enquanto Lemba dia nganga representa a origem comum de todo ser humano, ou seja, evidência que todos são iguais, que todos são irmãos; Ganga Lemba impõe o desafio, introduzindo a diferença na humanidade. Lemba é a contradição básica de todo ser: igual na essência, mas diferente na aparência. Superar essa guerra e viver em comunhão é o grande desafio colocado por Lemba. Essa contradição básica torna-se patente quando se observa os instrumentos que o Nkisi carrega em suas mãos: de um lado, a espada; do outro, a mão de pilão; a guerra e a comunhão, a guerra pela comunhão. Ele detém todas as armas e as usa para alcançar seu objetivo maior, dar de comer a quem tem fome e se for o caso, erguendo a espada, ou seja, partindo para a guerra; a guerra pela paz e harmonia.

COLETANEA TATA GONGOFILA

0 comentários:

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.