domingo, 7 de setembro de 2008

INKOSE MUKUMBE



INKICE - NKOSI MUKUMBE
Corresponde ao orixá OGUM (gum: “guerra”)

É o orixá das contendas, deus da guerra. Seu nome traduzido para o português, significa luta, batalha, briga. Divindade masculina iorubana, o filho mais enérgico de Oduduá, tornou-se regente da cidade de Ifé quando seu pai ficou temporariamente cego. Em outras histórias, filho de Iemanjá e irmão mais velhos de Exu e Oxossi. Por último nutre um enorme sentimento, um amor de irmão verdadeiro.
O filho mais enérgico de Oduduá tornou-se regente da cidade de Ifé quando seu pai ficou temporariamente cego. Em outras histórias filho de Iemanjá e irmão mais velhos de Exu e Oxossi. Por último nutre um enorme sentimento, um amor de irmão verdadeiro.
É o deus do ferro, dos ferreiros e de todos que utilizam este metal. Força da natureza que se faz presente nos momentos de impacto e nos momentos fortes. O sangue que corre no nosso corpo é regido por Ogum. Considerado como um orixá impiedoso e cruel, temível guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos, ele até pode passar esta imagem, mas também sabe ser dócil e amável. É a vida em sua plenitude.
Os lugares consagrados a Ogum ficam no ar livre, na entrada das casas e terreiros. Geralmente são pedras em formas de bigorna junto ás árvores. Ogum é representante também por franjas de palmeiras ou dedenzeiro desfiadas chamadas mariwo que penduradas nas portas ou janelas, representam proteção, cortando as más influências e protegendo contra pessoas indesejáveis.
O culto a Ogum é bastante difundido tanto no Brasil quanto na Nigéria. Sem sua permissão e proteção, nenhuma atividade útil, tanto no espaço urbano como no campo, poderia ser aproveitada.
Deve ser invocado logo após Exu ser despachado, abrindo caminho para os outros orixás. Como na África, ele é representado por sete objetos de ferro pendurados em uma haste de metal. A importância de Ogum vem do fato de ser ele um dos mais antigos dos deuses iorubas.
Saudação a Ogum (Ogum iêêê! -"Olá, Ogum")

Na cultura Bantu Nkosi entre as divindades do kongo é o grande , pois este ( nkosi ) , foi um rei daquelas terras que mais se sobresaiu. Pertence familia de nkóndi , e tem parentesco com mangáka mungúndo e mabária mandémbo (estes eram membros da familia real do kongo, e antecedem ao nkísi nkósi) nkôsi entre o povo bántu é o gurreiro que vive nas matas , o rei que trouxe muitas farturas para aquelas terras , aquele que defende seu povo com
unhas e dentes , mas que tambem pune severamente aqueles que cometem latrocínio, independente de quem seja , por isso ele é muito respeitado e adorado por alguns , e temido por outros.

Nkôsi também é um nkísi ligado a justiça, a família, ao caminho, e a fartura , é ele quem está a frente dos negócios bem empreendidos. Não gosta de mentiras em seus trabalhos, ou qualquer coisa que envolva seu nome.

É um nkísi guerreiro e benevolente, costuma escolher seus filhos na ponta do dedo, pois como foi dito, ele não admite muitos erros.

Obs : nkosi é o guerreiro bántu , e não o guerreiro nagô. Achar que somente um povo afrikano possui um gerreiro, é ser no mínimo exclusivista ou simplicista.

Os mahámba

- mukúmbe = grande guerreiro , autoritário e muito ligado aos antepassados.

- alúnda = toma conta da porteira, come nas estradas.

- katémbo rukongo = gerreiro impulsívo, impaciente, age antes de pensar.

- avángo = grande ferreiro , solitário e com temperamento instável.

- gongo mugóngo = caçador , mora no fundo das matas , é muito sério e não se apega muito as pessoas.

- mavalutángo = ligado as florestas, jovem, empreendedor, dinâmico, protetor da fauna, amigo dos animais , e amigo da família de nzíla, muito ligado a nkongobila e a katendê.

Obs : ( mavalutángo no Brasil foi apelidado de rôsi biolê . )

- naruê = jovem pastor e guerreiro, é calmo, protege no caminho. Usa em suas contas o verde com o vermelho.

- jambá = velho e teimoso , de temperamento difícil, tem muita ligação com o silencio, é protetor dos que tem idade muito avançada, e costuma vingar-se por estes.

- mugomesá = caçador, inteligente e vaidoso, come na mata.

- nangê = ferramenteiro, idoso, trabalhador e exigente, pai de mavalutángo, suas contas são intercaladas de roxo com vermelho.

- minikongo = agricultor, solitário e conhecedor de encantamentos, seu fio de conta é vermelho.

- kitaguáze = guerreiro impiedoso, gosta de dar ordens e é agressivo.

- kitóngo = feiticeiro e curandeiro, ligado as crianças de um modo geral, costuma punir os adultos que as maltratam.

Saudação a nkosi: lúna kubánga mú etu. Responde-se: nkosi ê... Ou simplesmente , kiuá nkosi.

obs : Dentro do cúlto bántu , cada nkísi tem sua saudação apropriada, e dependendo do dialeto que é falado, ( kimbúndu - kikóngo - kiôko – lingála – tchôkue – etc... ) as saudações podem variar uma das outras.

Há ainda para cada hámba, uma saudação específica ex : mukúmbe, hôxi, ngó, mavalutángu, naruê, etc... cada um desses tem uma saudação própria, e assim acontece com os demais mahámba de outros jinkísi, a qual falarei mais adiante.Aqui termino este, saudando o hámba para o qual fui iniciado, e pelo qual tenho muito respeito e admiração.

(rôsi biolê) , kámba riami enú . Oyê tat’etu !
Pembelê...

Postado por ndanjí kazenzê

COLETÂNEA TATA GONGOFILA

1 comentários:

Miriam Souza disse...

Ogum,Deus adiante paz e guia!Encomendo a Deus e a Virgem Maria minha Mãe,meus irmãos!E andarei neste dia e nesta noite,pelo meu corpo sercado e vigiado e protegido pela armas de São Jorge,eu estou feliz por que sou da sua companhia,eu estou vestido com as roupas e as armas de São Jorge!
Para que meus inimigos tenham pés e não me alcance,tenham mão peguem e não me toquem,tenham olhos e não enxerguem e nem em pensamento eles possam me fazer mal,armas de fogo no meu corpo não me alcançará,facas e lanças se quebrem se meu corpo tocar,cordas e correntes se arrebentem se meu corpo amarrar.
Pois eu estou vestida com as roupas e armas de Jorge!"
SALVE OGUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Esse é MEU SANTO QUE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.