quarta-feira, 17 de setembro de 2008

HUMILDADE



HUMILDADE

Dom divino de ser simples modesto e saber distinguir a sabedoria de dar, cooperar sem cobrar a ninguém que foi feito. Submeter-se as tarefas que lhe é concedida, sem reclamar e fazer simplesmente com amor dentro de seu coração.

Humilde não é humilhar-se perante aos outros que os julgam por aparentemente ser considerado tolos, bobos etc., e sim mostrar quer podemos elevar os conhecimentos através desse dom que Deus nos deu.

Humildade é saber ouvir e falar nas horas necessárias, entender e aconselhar por mais alto que seja o seu grau de inteligência na hierarquia do seu convívio.

Ser humilde é não humilhar as pessoas com gestos, com palavras e atitudes que venham magoar o seu semelhante.

Como tudo tem um limite não vamos deixar que as pessoas abusem de nossa humildade, mostrando a elas que podemos com nossa simplicidade sem magoar, ofender que nos sabemos até quando vai nossa humildade e sutilmente mostra-lhe o caminho certo.

Humildade é uma virtude que todos deveriam seguir dentro do candomblé e outras religiões.

Wunji


INKICE - WUNJI – (SÃO COSME DAMIÃO)

Correspondente ao orixá ibeji.

IBEJI (ib: “nascer”.; eji (dois).

Ibeji na nação Keto, ou wunji nas nações Angola e Congo. É o orixá Erê, ou seja, o orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria, sua regência esta ligada a infância.

Ibeji esta presente em todos rituais, pois, assim como Exu, se não for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma casa de santo. E o orixá que rege a alegria, a inocência, a adolescência, independente do orixá que a criança carrega.

Ibeji é tudo de bom, belo e puro que existe: uma criança pode nos mostrar seu sorriso, sua alegria, sua felicidade, se engatinhar, falar, seus olhos brilhantes. Na natureza, a beleza do canto dos pássaros, nas evoluções durante os vôos das aves, na beleza e perfume das flores. A criança que temos dentro de nós, as recordações da infância. Feche os olhos elembre-se de uma felicidade, de uma travessura e você estarás viviendo ou revivento uma lencas desse orixá.

Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu em nossa infância, foi regido gerado e administrado por Ibeji.

Portando, ele já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós seres humanos, vivemos.

A historia de Ibeji, acontece a cada momento feliz de uma criança.

Ao menos para manter vivo este importante orixá, procure dar felicidade a uma criança, faça você mesmo o encantamento de Ibeji. E fácil: faça gerar dentro de si a felicidade de estar vivendo. Transmite esta felicidade contagie o seu próximo com ela. Encante Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criança. E seja Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criança. E seja Ibeji feliz.

È costume na Bahia fazer o caruru de Cosme e no Rio de Janeiro, como tradição dentro da Umbanda, oferecer doces as crianças.


COLETÂNEA TATA GONGOFILA