quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O CAMINHO


O CAMINHO

“A pessoa que não segue o caminho religioso poderá se abater com o impacto daquilo que considera uma desgraça e será capaz de sentir-se frustrada consigo mesma ou assumir atitudes que trarão infelicidade a outros”.

O humanitarismo e o verdadeiro amor a todos os seres só podem provir da interiorização do conteúdo da religião. Qualquer que seja o nome que se de a religião, sua compreensão e prática são a essência de uma mente pacífica e, portanto de um mundo pacífico.

Não havendo paz na mente, não poderá haver paz no contato com outras pessoas e, conseqüentemente, não haverá relações pacíficas entre os indivíduos ou entre nações.

“Nós acreditamos, com boas razões, que todos os seres de mais variadas formas (tanto animais quanto humanos) nascem após a morte. Em cada vida, a proporção de dor e alegria que cada um experimenta é determinada por suas ações boas ou más na vida anterior, embora se possa modifica essa proporção através de esforços na vida presente isto é conhecido como a lei do carma”.

Minha crença e a fé em minha religião se aprofundaram na convicção de que eu estava seguindo o caminho certo tornou-se mais firme em minha mente.

“Nada permanece difícil depois que nós acostumamos”.

Dalai Lama

Os Nkices no canbomblé são aqueles que dão os caminhos que devemos seguir.

EU SOU UMA PESSOA RICA


Eu sou uma pessoa rica.

Apenas recentemente percebi que sou uma pessoa muito rica. Não da maneira definida pela sociedade. Eu não tenho uma grande casa, um belo carro ou muito dinheiro. Pode ser que, no futuro, eu tenha alguma destas coisas. Ainda assim, eu sou uma pessoa muito rica. Às vezes chego a me sentir a pessoa mais rica do mundo. Minha riqueza vem do coração e da alma e não do dinheiro. Quando saio de casa pela manhã e ouço os pássaros a cantar seus elogios a Deus, eu sei que sou uma pessoa rica. Quando olho para o céu e percebo a gloriosa beleza do nascer do sol ou de um por de sol eu sei que sou uma pessoa rica. Quando minhas crianças me dão um abraço ou quando minha esposa me acaricia, eu sei que sou uma pessoa rica. Quando ouço aquelas palavras mágicas “eu te amo” sussurradas em minha orelha, eu sei que sou uma pessoa rica. Quando meu cão lambe minha mão e salta abanando o rabo alegremente, eu sei que sou uma pessoa rica. Quando posso encorajar e ajudar uma amigo ou trazer alegria para outra pessoa, eu sei que sou uma pessoa rica. Quando escrevo estas palavras e sei que podem ajudar a alguém por aí a perceber os quanto são ricos, eu sei que sou uma pessoa rica. Lembre-se do quanto você tem de riqueza nesta vida. O amor, a alegria, a família e os amigos valem mais do que qualquer quantidade de dinheiro. A própria vida é um presente sem preço nos dado por Deus. Aproveite as verdadeiras riquezas da vida. Comemore o tesouro de sua existência. No final, a única riqueza que você pode levar consigo deste mundo é o amor, a alegria e a felicidade que você criou nela.

(Joseph J. Mazzella)

Este é um exemplo de riqueza espiritual que se adiquiri também dentro do candomblé ou qualquer religião.

TENHA FIRMEZA


TENHA FIRMEZA

“Tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal”.

Mas seja paciente não pretendendo que tudo lhe chegue de imediato. Há tempo para tudo. E tudo que é seu virá “às suas mãos no momento exato em que receberá os benefícios que pleiteia.

Aguarde com paciência que os frutos amadureçam para que possa apreciar devidamente sua doçura”.

“Não se deixe derrotar em situação alguma”.

A derrota depende de nós tanto quanto a vitória.

Entretanto a pior derrota é de quem desanima.

Perde, nem sempre é ser derrotado.

Mas o desanimo estraga totalmente a vida.

Não desanime jamais.

Siga a frente corajosamente porque a vitória sorri somente aqueles que não param no meio da estrada”.

(No candomblé não adianta acender uma vela hoje e ter resultado amanhã. Os Nkices não são empregados de ninguém. Somente tenha paciência, firmeza e fé naquilo que foi pedido. Se for merecimento e for para o seu bem o Nkice atenderá.)

Que você tenha

Bastante felicidade para manter a doçura,

Bastante provação para manter a firmeza,

Bastante tristeza para manter-se humano,

Bastante esperança para ser feliz,

Bastante sucesso para manter a garra,

Muitos amigos para lhe dar conforto,

Bastante dinheiro para suas necessidades,

Bastante fé para banir a depressão,

Bastante determinação para fazer com

Que cada dia seja melhor do que ontem.


Tata Gongofila

QUAL É O TEOR DE SUA ENERGIA?


Qual é o teor de sua energia?

A mediunidade faz parte da natureza, uns mais, outros menos desenvolvidos, e trocamos energias uns com os outros.

Tem gente que diz “Isso não é verdade eu nunca senti nada!”.

Os que dizem isso nunca perceberam que muitos de seus pensamentos foram resultados de absorção das energias alheias.

Você já notou como trata as pessoas? Principalmente as que não são intimas?

Com umas, você sente prazer de conversar com outras, você antipatiza, quer vê-las pelas costas, isso ao é apenas um capricho seu, mas um reflexo das energias que elas irradiam e você capta.

Existem pessoas nutritivas e pessoas sugadoras.

As nutritivas são:

Independentes – Cuidam de si, assumem suas próprias necessidades, evitam descarregar seus problemas nos outros, procuram ganhar seu próprio dinheiro.

Generosas – Dão os bens que não vão mais utilizar, cooperam com as obras de cunho social, estão sempre renovando.

Confiantes em si – Estudam as experiências alheias, mas na hora de decidir, não perguntam aos outros o que fazer.

Otimistas – Em todos os acontecimentos olham os lado positivos, nunca fazem drama de nada.

Respeitosas – Nunca invadem o espaço de ninguém, aceitam os outros como são sem desejar mudá-los.

As sugadoras são:

Vitimas e sofredoras – Quando lhes acontecem uma coisa boa, ficam logo esperando uma coisa ruim. Culpa o governo a sociedade as pessoas por suas dificuldades.

Dependentes - Nunca fazem nada sozinhas, acham tudo difícil sentem-se incapazes.

Indecisas - Não tem opinião própria, fazem o que os outros dizem.

Depressivas - Jamais falam do que já tem, só do que ainda lhes falta,estão sempre querendo atenção especial das pessoas e revoltam-se quando não são atendidas.

Inseguras – Apegam-se a tudo e a todos, tem medo das mudanças, do novo e do futuro. São ansiosas e dramáticas. Vêem o lado pessimista dos fatos.

Quando você capta energias de pessoas nutritivas, sente-se muito bem. Mas se de repente sente o corpo pesado, boceja, fica deprimida, triste, com dor de cabeça ou enjôo, provavelmente absorveu as energias de uma pessoa sugadora.

No candomblé, uma forma de amenizar este tipo de energia seria um bom banho de ervas e rezas com um bom zelador de santo.

COLETÃNEA TATA GONGOFILA