terça-feira, 30 de junho de 2009

Uafuza Kuiza (O vai e vem da morte)


Para o povo Bantu a alma faz dupla com o corpo. E um ser com inteligencia (kilunji) que encarna no corpo (ku mukutu).
O corpo nasce, morre e apodrece, enquanto a inteligencia deixa o corpo no momento de expirar. Enquanto jungida ao corpo, o halito e quente (muikua)e ela e o proprio halito.
O muikua ao deixar o corpo, vai direto para o criador que esta na SANZALA KASEMBE DIA NZAMBI (Aldeia ou Reino Encantado de Deus).
Tratando-se de muikua de crianca, este sera devolvido por NZAMBI, porque para os Bantu, somente reencarnam espiritos infantis e em pessoas da familia.
As criancas quando morrem sao enterradas com a face voltada para o Oriente, para que o sol, que todos os dias nasce, traga seu espirito o mais rapido possivel, o que nao acontece com os adultos, porque sao enterrados com a face para o poente (reino dos mortos), para que cheguem mais rapido a SANZALA KASEMBE DIA NZAMBI, onde sao recebidos pelo criador.
So ficam na Sanzala Kasembe Dia Nzambi os que tem bom coracao (muxima puena), seja qual for a sua condicao.
Nao entram na Sanzala Kasembe Dia Nzambi os que tem mau coracao (muxima uaiba). Ex.: suicidas, assassinos, etc. Eles serao devolvidos e transformados em espiritos malignos. Alguns serao condenados, uma vez nascidos, a reencarnar em qualquer animal irracional. Alguns nao se conformam e ingressam na sociedade (DIANDA) de UAFU ZA-KUIZA.
Nesta sociedade os Uafu za-kuiza ou UFUNJE fazem um pacto com MULUNJI MUJIMU (ventre ruim) de provocarem a morte das criancas em que encarnarem, ou seja, provocando seus proprios abortos, transformando o ventre dessas mulheres em ventre ruim.
Esses espiritos escondem-se em buracos nos troncos das arvores ( tocas - MPAKU), e quando uma mulher em fase de menstruacao passa eles se infiltram no utero, e no momento da fecundacao alojam-se no embriao.
Depois de muitos abortos o casal procura o 'NGANGA A NGOMBO' (adivinhador), que descobre a presenca de Uafu za-kuiza e encaminha a mulher para o KIMBANDA (feiticeiro), especialista no MUSAXi, culto especifico a Uafu za-kuiza.
Para garantir o nascimento o KIMBANDA MUSAXI e o NGANGA NGOMBO conseguem a concordancia do espirito em nascer e continuar vivendo, e atraves de rituais descobre o dia certo em que ele iria morrer, dando-lhe um nome sugestivo e de permanencia na Terra. Um nome que seja a negacao da morte, que e a principal quebra desta KIJILA (abstencao), criando um novo pacto, e cortando a ligacao com MULUNJI MUJIMU.
O pacto criado e para dar forca ao espirito. Quando encarnado ele nascera como qualquer crianca e vivera o periodo normal.
Perto dos pes da cama onde a mulher dorme sera assentado um NKISI TUHEMBA (Nkisi Ancestral), de aproximadamente 20cm. Esta divindade (HAMBA) pertencera e sera herdada pela familia, principalmente pela pessoa que nasceu Uafu Za-Kuiza.
Durante todo o tempo da gravidez a mulher tera amarrado ao corpo um NGOMBO e outras pecas, e tambem um pequeno sino de nome KAGUNGA, no lado esquerdo. Tomara muitos banhos na barriga e no corpo, pemba e MUKUNDU (pos sagrados).Ao nascer coloca-se sinos amarrados com pele nos tornozelos, e e feita uma infusao no seu corpo, introduzindo MAFU (po sagrado) e colocando este mesmo po dentro do KAPURI, que sera colocado no pescoco da crianca e usado ate a idade em que possa entender as pessoas, ate nascer outro irmao.Este espirito que no passado nao chegou a NZAMBI, tera nova chance de ser eleito, de merecer, ou entao estara perdido, voltara a encarnar em animais ou sera devorado por MUJIMU, que certamente cobrara o pacto nao cumprido.Para isso se faz 4 encantos, que sao o EBULIN,IMBUIN,ISSASSERIN,APAN.

Por Tata Katuvanjesi

COLETÂNEA TATA GONGOFILA