sábado, 4 de outubro de 2008

NDANDALUNDA


INKICE - NDANDA LUNDA
CORRESPONDENTE AO ORIXÁ OXUM
É um Nkisi feminino, Nkisi da água doce, sua morada é nas cachoeiras e rios de água doce, onde costumam lhe entregar Kudiá (comidas) e presentes.
É um Nkisi que tem muito poder, Nkisi da fertilidade, diz que quando as mulheres querem engravidar procuram Ndanda Lunda, sendo respeitadíssima como feiticeira. Como todos os outros Minkisi, existem diversos tipos de Nkisi das águas doces, de acordo com a proximidade de uma tribo ou a profundidade do rio. Ndanda Lunda pode ser maternal, jovem feiticeira ou uma guerreira.
Mãe da água doce, deusa da candura e da meiguice, dona do latão amarelo e do ouro. Nkisi da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.
Ndanda Lunda exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente o lado teimoso e manhoso, além daquele espírito maquiavélico que existe em todos nós. No bom sentido, Ndanda Lunda " é o veneno das palavras", é o modo piegas das pessoas, é a forma "metida", esnobe apresentada principalmente pelo sexo feminino. É o cochicho, o segredinho, a fofoca. Está encantada nas conversas, nos risinhos, nos comentários, nas intriguinhas. Rege o charme, o it, a pose; tudo que está ligado à sensualidade, sutileza, ao dengo, sendo o sexo feminino o mais influenciado. É o flerte, o carinho. É o amor puro, real, maduro, solidificado, sensível, não chegando a ser a paixão. É o amor verdadeiro; ela propicia e alimenta este sentimento nos homens, fazendo-os ser mais calmos e românticos. É o Nkisi do amor. Ndanda Lunda está muito intimamente ligada à magia, é um Nkisi ligado à feitiçaria. sabe toda a arte da magia, estando esta arte ligada ao amor.
Regente do ouro, seu metal predileto e de regência absoluta. É a protetora dos ourives. É o próprio ouro. A regência mais fascinante de Ndanda Lunda é o processo de fecundação. Na multiplicação da célula mater, Pambu Njila entrega a regência para Ndanda Lunda que vai cuidar do embrião, do feto, até o nascimento. É Ndanda Lunda que vai evitar o aborto, manter a criança viva e sadia na barriga da mãe, onde no nascimento a entrega para Kokueto, que lhe dará destino.
Mameto Maza Mazenza – Dandalunda ê
(Oh, Mãe da Água Doce – Dandalunda ê)

Na cultura Bantu ndandalúnda é a divindade bántu ligada as raizes , e tambem ligada ao luar . É cultuada ao norte do país de angola pelo grupo lunda-tchokwê , que é composto pelos subgrupos : n’dembo – lúnda – kalóngo – matába – tchokwê - maí – e lunda luá xínde.

Ndánda-nlúnda, é a grande senhora entre estes povos , é um nkísi benigno e muito sábia ,

tem grande ligação com o nkísi katendê .

Mahámba


- ndanda dilá = é bem idosa , e ligada a fecundidade mantem estreitas ligações com kavúngo.


- apunké = idosa , sevéra e autoritária , muito ligada aos rios e as lagoas.
 
- ndandewára = divindade das nascentes e com muita ligação aos encontros das águas doce e salgada. Muito vaidosa e extremamente atraente.
 
- kisímbi = observadora , intuitiva e guerreira. Tem muita ligação com as matas e com nkongombíla.

- lundamundíla = jovem caçadora e muito carinhosa.


- ndanda belé = divindade dos rios , muito ligada aos pescadores
.
danjí Kazenzê
 
COLETÂNEA TATA GONGOFILA

1 comentários:

Anônimo disse...

Meu velho, o blog tá cada vez melhor. agora com mais novidades... vamos em frente. kandandu marcio

Postar um comentário

Em "comentar como" selecione "nome/url" e escreva seu nome.