CORRESPONDENTE AO ORIXÁ XANGÔ
Nzaze
"Aquele que se destaca pela força e revela seus segredos"
Nzaze é o Nkisi das pedreiras, Nkisi dos raios e do trovão, Nkisi da justiça é o Nkisi que gera o poder da política. Guerreiro, bravo e conquistador, Nzaze também é conhecido como o Nkisi mais vaidoso entre os Minkisi masculinos. É monarca por natureza e chamado por rei.
Nzaze é a ideologia, a decisão, a vontade, a iniciativa. É a rigidez, organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso social e cultural, a voz do povo, o levante, à vontade de vencer. Também o sentido de realeza, a atitude imperial, monárquica. É o espírito nobre das pessoas, o chamado "sangue azul", o poder de liderança.
Para Nzaze, a justiça está acima de tudo e, sem ela, nenhuma conquista vale a pena; o respeito pelo rei é mais importante que o medo.
Este, que apesar de grande guerreiro, justo e conquistador, detesta doenças, a morte e aquilo que já morreu. Nzaze é avesso a Mvumbi (espíritos desencarnados). Admite-se até que ele é uma espécie de imã de Mvumbi, daí sua aversão a eles.
Este nkice representa a sedução masculina, já que teve três Yabas, Dandalunda, (oxum), Obá e Matamba (yansã), e protetor dos intelecutais, estudiosos, advogados e juízes e tudo que esta relacionado a justiça.
A Ku Menekene Usoba Nzaji – Nzaze
(Salve o Rei dos Raios – Grande Raio)!
COLETÂNEA TATA GONGOFILA
3 comentários:
EU AMO O MEU PAI XANGO!!!
Em angola o deus da justiça é Wunji e não exatamente Nzazi. Sei que segundo contam as lendas, foi o orixá Xangô que teve três mulheres e não o Nkisi Nzazi. Sabemos que o orixà Xangô é ancestral divinizado.Xangô pode ser assemelhado ao nkisi Nzazi, mas não é a mesma coisa.
Para mim, Wunji é o Inkice criança. Divindade da alegria, das brincadeiras e ligado a infância. Está sempre presente em todos os rituais e tem que ser bem cuidado para não atrapalhar os trabalhos com suas brincadeiras, não tem nada a ver com o Nkice da Justiça que é Nzaze.
Postar um comentário